Baile de favela

E todo ano tem aquela velha discussão: a música-chiclete que vai ficar ressoando em nossos ouvidos durante todo o carnaval. Tem quem goste e coloque no repeat do celular (ou do CD do carro); tem quem deteste e fique se perguntando o responsável por tais canções.

Algumas músicas apareceram com destaque nesse verão. A gravação de “Camarote”, do (agora) onipresente Wesley Safadão; e “Bang”, da Anitta – cujo clipe, muito bem bolado, já alcançou 100 milhões de visualizações no YouTube em apenas três meses de exibição; eram as favoritas para o posto.

Porém, todos os holofotes apontam para a execução, a exaustão, de “Baile de Favela”, do paulista MC João. Confesso que quem me mostrou a música, há uns 20 dias, foi minha sobrinha Nathálya. Depois, fui ver no YouTube, e a quantidade de vídeos postados, de uns cinco, seis meses pra cá. com a música impressiona. Rapidamente, Konrad Dantas, o “Kondzilla”, um dos maiores nomes do mercado de produção de videoclipes para a internet no pais nos últimos anos (voltado, quase todo, para o mundo do funk), gravou um vídeo, que em quatro meses, já passou dos 50 milhões de views.

Confira o vídeo de “Baile de Favela”: se é que você ainda não viu

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kzOkza_u3Z8]

mc-joao-aos-23-anos-domina-o-brasil-com-baile-de-favela-1452797209359_300x300

MC João é baile de favela 🙂

Sempre que se fala em funk, volta-se à discussão de quase três décadas sobre o ritmo, suas virtudes e defeitos. No caso específico de “Baile de Favela”, o sucesso paulista (mais um) provoca discussão interna entre DJs, MCs e produtores do “funk carioca”. Eu sempre penso que música é feita para entreter, divertir. A letra original tem conotação sexual explícita (ou putaria, como queiram), mas o Dennis,  hoje o mais renomado produtor do gênero, fez versões “lights” (sem os palavrões) e com regiões do Rio e Grande Rio (além da versão com as comunidades originais paulistanas citadas).

A repercussão da música continua. O portal UOL fez matéria sobre a música no final de semana. Todo lugar onde eu vou tocar sempre tem alguém que pede. E até algumas bandas já tocam, de brincadeira ou não, aquele que promete ser o hit do carnaval. Preparem os ouvidos.

Veja também os clipes de “Camarote” e “Bang”!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=g-FIuQFDAxI]
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UGov-KH7hkM]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *